quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CONSIDERANDO A CEGUEIRA


Transcender o que observa, um desafio para grande parte da humanidade. Ser visionário e não profeta. O que temos na contemporaneidade são repetidores de informações e conhecimentos nos mais variados setores da sociedade. É notório ver a inteligência se manifestando. No entanto, é raro contemplar os lastros da sabedoria e da criatividade no conhecimento acumulado. Os poucos que transcendem a esta condição muitas vezes se tornam reis em um mundo de cegos, pois se tornam personalidades influentes. No entanto, o dom de “ver o que ninguém viu ainda”, muitas vezes pode ser utilizado de forma negativa fazendo o “ser racional” propagar falacias como reais para atender interesses do “rei”. Bem vindo a Terra do Ciclope, onde o rei viu o que ninguém viu e tirou proveito desta condição. Quem é o Rei: os lobos e raposas fantasiados de ovelhas que caminham ao nosso lado e nem percebemos.

Manipulação, alienação, hipocrisia, demagogia,... sinais notórios da cegueira que permeia a sociedade. No entanto, essas manifestações se propagam livremente na expressão do ser humano comum, ou seja, o leigo. Porém, o suposto ser intelectualizado é o mais leigo de todos, pois acha que a concentração de conhecimento é o suficiente para ver o que ninguém vê. Outros, querem mudar o mundo, porém, norteados pelo seu intimo ponto de vista, no entanto, se quer conseguem resolver questões domésticas, ou seja, o início de uma verdadeira revolução.

Em terra de cego o pior cego é aquele que não explora os outros sentidos para ver! Então temos o ser que grita por lei e ordem, mas esquece que também terá que colaborar com a desejada lei e ordem. Outros gritam por valores, mas sequer buscam preservar estes valores de forma pratica. Outros são contra o capitalismo, mas são os melhores exemplos de capitalistas que se possa ter... Quem esta com a razão?

O Estado é culpado! Mas o Estado é uma entidade artificial, pois a sua essência é mantida por pessoas (que não são de outro planeta), mas que saem do seio da sociedade, carregando os costumes e ponto de vistas da mesma. É o Estado culpado?

O sistema é culpado! O sistema é mantido por pessoas e o pior que aqueles que se adaptam ao mesmo são os mais propagadores dele. 
 
Em fim..., quem é culpado?

Talvez a imagem que se vê no espelho seja a melhor resposta, pois o ser humano pensa que são as grandes ações, os grandes golpes,... que mudam a realidade, no entanto são as pequenas, ou seja, aquelas que o ser controla no seu cotidiano. Nunca devemos esquecer que o maior poder manipulado na Terra até então, esta na essência da matéria, no núcleo do átomo. A própria Natureza aponta que são as menores coisas que se refletem em grande mudança,...

A cegueira não deveria ser um estado permanente, mas um incentivo para se buscar novas alternativas de visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário