quarta-feira, 2 de outubro de 2013

GAZETA DO POVO nº 27.760, 31/10/2005

"NAVEGAR É PRECISO!"

"Não vejo desperdiço algum de recurso por parte do governo federal no que tange a exploração do espaço sideral. Vejo, sim, um investimento em explorar uma nova fronteira, na qual trará muitos benefícios num futuro próximo. Se voltarmos a 550 anos no tempo, Espanha e Portugal, "brincando de barco e marinheiro", descobriram terras que com seus recursos explorados as sustentam até os dias atuais. O que faz falta para combater a miséria e a fome no Brasil não são U$ ...milhões, mas as centenas de milhões que são desviados dos cofres públicos diariamente e o desperdício de recurso em obras e cargos inúteis. Estamos presenciando o começo de uma nova era. Eu espero que o Brasil faça parte do grupo dominante desta nova caminhada histórica, e não do grupo que dependerá dos benefícios que vêm do espaço comprometendo sua soberania econômica, social e política. Não demorará muitas décadas para faltar recursos minerais na Terra. Quando esse dia chegar acredito que o Brasil já possua sua colônia no Espaço. Pois, como diz o poeta, "navegar é preciso".


O presente texto foi publicado como citado na Gazeta do Povo em 31/10/2005. Para não sair da rotina ocorreram criticas que defendiam que a exploração e investimentos em pesquisas aeroespaciais eram um absurdo. Pois, outros setores como Saúde, Educação e Segurança deveriam ser prioridade. 
Nunca desconsiderei a necessidade de investimentos neste setores da sociedade. No entanto o que não foi captado pelos leigos foi a seguinte realidade: Não vai demorar muitas décadas para os recursos minerais se tornarem raros no planeta. Da mesma forma e por efeito as condições ambientais também estarão comprometidas a ponto de interferirem ferozmente na sobrevivência animal e vegetal. Diante deste quadro, de onde virá a matéria-prima que sustenta a atual realidade econômica e por efeito social e política? Somado a isto temos o constante e desenfreado crescimento demográfico humano no planeta. Ou seja, as perspectivas não são boas, mesmo existindo medidas futuras para solução dos possíveis problemas que atingirão o planeta. 
Provavelmente o ser humano repetirá o mesmo que fez nos séculos XV ao XX, ou seja, encontrar um lugar que sustente o seu modo de vida. Dentro de um contexto capitalista e de comportamento atual, infelizmente teremos que "parasitar" outros planetas! 
A partir desta resumida e superficial situação apresentada, fica a questão: qual será a situação do Brasil, quanto a seus esforços aeroespaciais? Pois, se o país não tiver uma colônia em outro planeta, com certeza terá muitas dificuldades de manter a sua já precária "autonomia". 
A 600 anos atras o povo português e espanhol questionou os seus governos no que tangia as aventuras pelo Atlântico. Porém, hoje o povo agradeço os feitos dos visionários ancestrais. Pois, querendo ou não, a estrutura econômica que os Ibéricos desfrutam atualmente, foi construída graças aos recursos tirados da América.
Esta consideração é um ponto de vista imperfeito que se baseou em um contexto capitalista e pessimista.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário