sexta-feira, 15 de novembro de 2013

BOBAGENS INFORMADAS SOBRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Hoje é um dia especial para a Nação Brasileira, já que, em 15 de novembro de 1889 era proclamada a República, ou seja, a mudança do sistema de governo. Acabava a monarquia e começava o regime republicano que vigora até hoje no Brasil em um processo de aperfeiçoamento.

Mas isto todos sabem, independente se a pessoa é leiga ou historiadora. Pois, somos brasileiros e por efeito todos que passaram pelas escolas receberam esta informação, comemoraram,... Pelo menos é o que eu imaginava.

Hoje, infelizmente escutei em um programa de uma tradicional emissora de rádio de Curitiba dois radialistas (um é vereador de Curitiba e o outro é formado em Direito) informarem que o Marechal Deodoro da Fonseca teve problemas intestinais no evento da proclamação da República (este fato foi informado de forma bem vulgar se observado o horário e o público do referido programa).

O problema da suprainformação citada não se refere a vulgaridade que foi expressada, mas sim ao erro de fato no contexto da informação. Pois, o personagem histórico que realmente conviveu com problemas intestinais foi D. Pedro I no que tange a proclamação da INDEPENDÊNCIA do Brasil em 7 de setembro.

Ao escutar isto, procedi de forma respeitosa com uma ligação para a emissora informando o erro para ser corrigido. Até o momento os digníssimos profissionais do rádio não tiveram a humildade de arrumar tal informação. É uma pena, já que infelizmente as transmissões de rádio recebem muita credibilidade do povo leigo.


Este fato não vai mudar a ordem dos dias, a economia ou coisa do gênero, porém é triste saber que um vereador (de umas das maiores capitais do mundo) e um bacharel em Direito desconhecem a História de sua pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário