segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DESENVOLVIMENTO DA CONDUTA


As observações tecidas neste blog, não são palavras, são condutas, mas que se contradizem no contexto do que o ser busca em relação ao que pratica. Cada pensamento expressado possui um objetivo e um risco consequente. Perceber isto, e enfrentar esta circunstancia, é o primeiro norte rumo ao novo horizonte. Porém, no papel tudo parece fácil, mas quando as palavras fogem dele, o verdadeiro desafio começa. Pois, como tentar concertar as imperfeições da sociedade, se sequer conseguimos manter uma conduta em prol do real bem comum e tão pouco monitorar com extrema atenção nossas ações e reações.
Um sábio chinês á milênios passados, expressou que se um homem quisesse mudar o mundo, primeiramente ele deveria dar algumas voltas em torno de sua própria casa. Uma observação simples, mas objetiva e surpreendentemente profunda. Pois, retrata bem o comportamento do homem contemporâneo, o qual por tudo luta, opina e propaga ideais para conseguir um mundo melhor. No entanto, sequer percebem as mudanças que deveriam ocorrer no contexto de seu cotidiano familiar. Ou seja, querem resolver o problemas de todos, mas sequer consegue resolver os seus próprios problemas.
Não adianta, um ser querer mudar o mundo, se ele não consegue controlar e resolver os problemas do seu micro universo. Pois, para se buscar algo maior no contexto de aperfeiçoar o bem comum, o voluntario deve ter como consciência, que ele deve mudar primeiro, ele deve por si só seguir certas regras e condicionamento, para depois tentar repassar isto para outros seres. No entanto, o que ocorre é o contrario. O que se tipifica em uma grande contradição, que se torna e se tipifica em hipocrisia. Ou seja, se prega uma coisa e se realiza outra, de forma involuntária.
Esta breve introdução expressada no contexto deste propileus, demonstrou uma das ações humanas mais comuns e ao mesmo tempo mais imperfeitas. Já que é de consciência de todos, mas que todos a repetem de forma involuntária, justamente porque não conseguem ver as suas intimas imperfeições, como também não aceitam serem corrigidas por quem as percebeu.
Vários motivos, provocam este condicionamento. A maioria deles é gerada por comportamentos imperfeitos ligados ao câncer essência. Eis, que muitas vezes um ser aponta a imperfeição do seu par, motivado pela raiva, vingança, inveja ou por não gostar dele. Em contra partida, o ser que sofreu esta ação reage da mesma forma apontando o defeito de quem lhe mostrou os seus. E o que deveria ser um processo de aperfeiçoamento do caráter e correções das imperfeições, acaba se tornando um motivo para um conflito que gerará outros problemas e ampliação da propagação do câncer na rede.
O grande problema de correção da conduta é perceber as próprias imperfeições, e aceitar de forma pacifica e compreensiva as observações alheias, mesmo estas não possuindo um interesse de ajudar a pessoa evoluir.
Como um dos princípios que rege o pensamento de aperfeiçoamento do Guardião é justamente o ato de observar (escutar), refletir, racionalizar, esperar e só depois chegar a uma conclusão plausível sobre qualquer fato ou circunstância, é esperado que o guardião também aprenda com as observações espontâneas, voluntarias ou involuntárias de outro ser humano. E a partir deste fato busque tirar proveito do que presenciou sem entrar em contradições com o objetivo de combater o câncer.
A pesar de ser um condicionamento, o desenvolvimento da conduta, busca explorar no Guardião, tudo aquilo que ele pretende combater. Mostrar que não se combate a intolerância com a intolerância; não se luta contra a manipulação impondo uma outra forma de manipulação. Da mesma forma, que não se combate o vicio fora de sua casa, se no seio dela existe um problema com o vicio a ser solucionado.
O grande desafio do desenvolvimento da conduta, é resolver primeiramente as questões de toda a espécie em sua gêneses, que corrompe a paz intima do voluntário. Após resolvido os conflitos internos, a capacidade de ver e recepcionar com mais clareza as próprias imperfeições, o voluntario, iniciará a empreitada de identificar o que de errado existe na sua casa (conflitos, convivência, acontecimento obscuros, poluição, manipulação,...). É  uma tarefa difícil, já que gera muitas transmutações e consequências na vida cotidiana, a ponto do voluntaria estar consciente que poderá perder tudo que supostamente estava sob controle, mas que alimentava um mal maior. Ou seja, a radicalização que ocorrerá muitas vezes na nossa casa, é um pequeno cenário, das impactantes mudanças que serão percebidas no mundo fora da casa.
Não espere no desencadear das correções de imperfeições que elas sejam recepcionadas com festa, alegria e disposição. Pois, ocorre o contrário. Um grande conflito, já que se combate interesses daninhos de caráter toleráveis; se combate vícios, manipulação e condicionamentos extremamente vinculados ao poder econômico, social e político, que influenciam sutilmente e despercebidamente a religião, ética e moralidade; se combate uma conduta forjada no calor da imperfeição e de ações involuntárias daninhas, mas correntes e não são percebidas pelos seres manipulados.
Desenvolver uma conduta coerente com a harmonia e real bem comum, é ser diferente. Porém, não espere que os outros queiram seguir isto, pois, ela destrói a forma condicionada de recepcionar o prazer na contemporaneidade. E isto faz os sentimentos dominados reagirem agressivamente.
Diante deste exposto, não se impõem, a conduta, se busca alternativas não agressivas e não condicionantes para mostrar a imperfeição do que se pretende corrigir, e a partir disso, possibilitar a pessoa decidir por si só como irá recepcionar tudo que contemplou. Independente de decisão, o primeiro passo foi dado, mas não deve ser o ultimo, deve sempre ser possibilitado que outros passos ocorram em direção de uma conduta, sábia, observadora, reflexiva, racional, coerente, não corrompida, flexível, não fundamentalista, não cega, receptível, portadora de bons exemplos e ações ativas que transforme uma perspectiva em resultado.
Pois, é melhor evitar que surja uma anomalia do que ter que tentar pará-la mais tarde. Por este motivo é que se deve resolver as imperfeições na gênese que molda a conduta de uma pessoa. Mas para que isto ocorra, o ser deve possuir sempre um “espelho”.  
Ao enfrentar e solucionar as imperfeições intima e as imperfeições daqueles que amamos, se da um passo enorme, no caminho de dizimação do câncer essência.
Este propileus é extremamente complexo, pois, mistura ação com treinamento simultaneamente a utilização da percepção e integração de nossas experiências e conhecimentos. Por este motivo, que ele mostra, mesmo de forma resumida, o quanto é difícil querer alterar o macro universo. Já que o micro universo que nos pertence, se torna agressivo muitas vezes as mudanças.
Diante desta condição, se deve estar atento a precipitação, paranóia, indecisão, sentimentos, incoerências, superficialidade e possíveis consequências, no que tange a execução de um processo de mudança.
Como já foi supracitado, não espere o paraíso, e sim o inferno. O desenvolvimento da conduta é uma mudança, que possui um caminho a percorrer, que passa por sombras, por causa do conflito entre interesses antagônicos. E quando isto ocorrer, com certeza, o voluntário se arrependerá, e raciocinará se deveria ter mexido em algo que estava funcionando imperfeito, mas dentro de uma harmonia controlável e satisfatória sem conflitos mais intensos.
Mas é o risco, se o voluntario quer que as coisas mudem, ele terá que se desvincular de diversos condicionamentos que lhe proporcionavam supostas satisfação, mesmo imperfeitos. Como ele é o pioneiro, com certeza ele sofrerá toda a irá da reação cancerígena. Porém, isto se altera conforme as pessoas comecem a entender as ações. Porém, não espere que isto ocorra em anos, mas sim em séculos.      
As pessoas que tentaram fazer os seres humanos evoluírem, não conseguiram ver as mudanças que elas proporcionaram. Pois, as suas idéias se propagaram lentamente por milênios, chegando muitas vezes distorcidas e adaptadas para serem melhores recepcionadas e afrontarem os interesses de forma mais sutil.
Estas pessoas, trocaram suas vidas por seus ideais. Foram em sua época chamadas de loucos, charlatões, hereges,... hoje elas são idolatradas por sua conduta. Deixaram muitos ensinamentos. Porém, não conseguiram fazer com que os homens se livrassem da essência cancerígena que corrompe sua alma. Justamente porque, quem repassou os seus ensinamentos, eram homens, seres de conduta imperfeita como nós, que tentaram corrigir suas imperfeições, mas devido a complexidade disso e o suposto auto preço a pagar por isto, os fizeram  recuar. Raros foram os que seguiram pela conduta revolucionaria, porém, pagaram por isso, um preço definido por aqueles que o câncer lhe deu o poder, riquezas e prestigio social.
Diante dessas considerações, se questiona, até que ponto sua conduta poderá evoluir intimamente? Como conseguirá fazer isto? O que perderá com isso? E o que realmente ganhará? Porém, são perguntas direcionadas e condicionantes. Mas a grande questão é, eu quero mudar a vida cotidiana, a fim de proteger a Rede e ampliar a sobrevivência da vida como concebemos na Terra?
O Guardião é a conduta. Porém, nem sempre para onde se quer ir, é para onde se vai, mesmo chegando onde se quis chegar. É complexo e sem nexo, mas a conduta não é condicionada, mas desbravada e enfrentada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário