quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

AS MÚSICAS DA DÉCADA DE 1980

Diferente dos dias atuais em que as mensagens das músicas trazem um contexto consumista, de exploração do desejo, prazer através da vulgaridade, violência, apelos drogas licitas e até ilícitas e até desmoralizações as forças policiais,... a memorável década de 1980 teve como trilha sonora musicas que passavam mensagens de contexto social progressivo, respeito a valores universais intangíveis e sempre atuais que se vinculam ao homem a milênios, não apelavam a vulgaridade, exploravam na filosofia e sabedoria a essência das inspirações. Existia o lixo cultural importado como sempre (funk, hip-hop), mas ainda não tinha espaço porque não encontrava "cabeças vazias" para encher e se propagar como hoje.

A música da década de 1980 e anteriores eram de nível artístico, filosófico, acadêmico (intelectual), sem com isto perder sua essência popular. Pois, as letras exploravam o ambiente com sabedoria, diferente dos dias atuais que as letras se prende ao ponto de vista do autor sem a devida perspectiva do "será o que eu penso é coerente", "fará um mundo melhor?",...

A música é uma ferramente de manipulação e por este simples motivo deve ser melhor tratada, pois caso contrário, a cultura e comportamentos serão ditados sob um falso livre-arbítrio.                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário